Poltergeist - O Fenômeno (1982)

“Poltergeist (do alemão polter, que significa ruído, e geist, que significa espírito) é um tipo de evento sobrenatural que se manifesta deslocando objetos e fazendo ruídos.”
É com o termo técnico de poltergeist que começo o post falando sobre o filme que após tantos anos ainda é comentado por muitos, lembrado com saudades e medo.
Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist)

Sinopse
Família é visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa mas gradativamente vão aterrorizando a família cada vez mais, chegando a "seqüestrar" a caçula, levando-a para outra dimensão através do tubo de imagem do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles devam ser ajudados por uma mulher com poderes mediúnicos.

Trailer

Produzido por Steven Spielberg (Tubarão) e dirigido por Tobe Hooper (Massacre da Serra Elétrica), o filme não tinha como dar errado, nas mãos de ambos o futuro do filme seria um só, o sucesso!(E foi o que aconteçeu).
Mexendo com um tema que causa muita curiosidade pelo mundo, espiritos, poltergeist criou espaço para filmes desse estilo, que são tão populares até os dias de hoje.
Com um elenco de ótimos atores, a atriz Heather O'Rourke (Carol Anne no filme) rouba a cena com sua interpretação meiga e corajosa , é o papel que enterniza seu nome como atriz no cinema mundial.
O filme conta com ótimos efeitos especiais, não seria por menos tendo como produtor Steven Spielberg, deixando o filme muito realista, ainda mais para a epoca.
Uma obra de tanto sucesso, que lendas urbanas foram criadas sobre o filme, geralmete filmes que mexem com o imaginario e crenças da população causam certa euforia criando lendas por si só, claro que a morte de alguns atores ajudarão ainda mais a reforçar essas lendas.

Curiosidades
Poltergeist – O Fenômeno teve mais duas sequencias, Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - Cresce o Pavor (1988).
A Atriz Heather O'Rourke morre aos 12 anos de idade devido problemas de nascenca (um bloqueio em seu intestino), reforçando as lendas sobre o filme.
A Atriz Dominique Dunne irmã mais velha de Carol Anne no filme, morre assasinada pelo namorado, após o mesmo não concordar com o termino do namoro.
A casa do filme foi parcialmente destruída por um terremoto em 1994.
Em uma cena em que um palhaço sufocava o ator Oliver Robins, alguma coisa deu errado e ele estava sendo sufocado de verdade.
A Atriz Drew Barrymore fez um teste para o papel da famosa garota Carol Anne, mas não foi escolhida.
Na produção do filme a equipe usou esqueletos reais para gravar.
Uma foto tirada do elenco, no rosto de Dominique tinha uma mancha de luz. A foto foi tirada no exato momento em que sua mãe morrera.

Um filme com muitas lendas e de muito sucesso, um clássico que não poderia faltar no blog.
Abraço a todos.

0 comentários:

Postar um comentário