Sexta feira 13 (1980)

“Promíscuos tem que morrer”, é com essa frase que começo a falar do filme que praticamente gerou essa receita para tantos outros filmes de terror que vieram depois (aquela moralidade de que a virgenzinha sobrevive e suas amigas promiscuas tem que morrer) estamos falando de:

Sexta feira 13 parte - 1.

Sinopse:
O Acampamento Crystal Lake (Lago Cristal) será reaberto. Monitores ansiosos, seus olhos brilham com nobres idéias, e seus hormônios à flor da pele, estão prontos para liderar as canções e brincadeiras dos hóspedes. mas há um jogo que não constava na lista de atividades. Alguém resolveu brincar de Mate o Monitor.
Trailer:



Sim a obra prima de Sean S Cunningham (que teve participação no filme Lest House On The Left) gerou mais 11 seqüências, muito popular no Brasil, tão popular que alguns chegam a achar que o filme halloween foi inspirado em sexta feira 13, mas foi exatamente o contrario, halloween foi lançado dois anos antes, e foi o inspirador para o lançamento do filme sexta feira 13, na verdade halloween foi um grande estouro nos EUA já sexta feira 13 (que também foi um estouro) teve uma melhor repercussão mundial e ainda mais no Brasil.
Sexta feira 13 parte I é muito criticado por ser comparado com psicose (e realmente se você assistir o filme vai sentir certa familiaridade) ou criticado pelos leigos por não ter o nosso grande assassino de mascara de hóquei no filme. Bom aqui vai minha opinião, é um bom filme sim, quem realmente é fã de filmes de terror adora esse filme, ele gera um clima medonho e tem bons sustos. Mas se você quer ver o Jason com mascara de hóquei, assista a partir de sexta feira 13 parte 3 por que e só a partir dali que ele começa a usar a sua tão famosa mascara de hóquei.

Curiosidades
O filme foi feito com um curto orçamento de $500 mil dólares, mas rendeu $39,754,601 dolares, bom investimento não acharam?
Foi o 1º filme do ator Kevin Bacon.(Ele fez uma ponta em outro filme, mas nada espressivo)
Para fazer esse filme Sean abriu mão de seu salario e de seus ajudantes, para a Warner fechar com eles.
A atriz Adrienne King (a virgem puritana e heroina do filme) foi perseguida por um fã maluco que queria mata-la, mas o fã doidão foi preso e a atriz resolveu largar a carreira de cinema (talvez pelo medo que passou).
A musiquinha famosa que todo mundo sempre lembra e tenta imitar e que sai +/- assim “tis tis tis tis as as as as“ nas verdade vem da frase “Kill Her Mommy” ai o editor de som pegou as inicias das palavras e ficou “ki ki ki ki ma ma ma ma”, agora vc pode cantar direitinho para os seus amigos quando você lembrar do filme.
Tom Savini (uma lenda do Terror e que terá um post próprio no futuro, nesse Blog) participou como maquiador e nos efeitos especiais do filme, alem de fazer uma ponta como duble sendo jogado pela janela numa das cenas do filme.

Bom fica ai o post sobre um dos clássicos do terror mundial, e de um filme que tem tanta força aqui no Brasil, afinal que não conhece ou pelo menos ouviu falar do filme Sexta Feira 13?
Abraço a todos.

0 comentários:

Postar um comentário