Despertar dos Mortos (1978)

Quem nunca sonhou em poder ir a um hiper mercado ou em um shopping e pegar o que quiser? Nesse mundo capitalista em que vivemos o consumo e algo que nos persegue, para podermos fazer isso ou teríamos que ter muito dinheiro ou um apocalipse de zumbis (no meu caso o apocalipse seria mais fácil), George Romero o grão mestre do terror fez um filme que retrata um pouco disso, estamos falando do:
Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead)

Sinopse
Em plena crise mundial provocada por um ataque de zumbis, um grupo de pessoas refugia-se em um grande shopping Center, aproveitando-se das mercadorias das lojas ao mesmo tempo em que tentam permanecer vivos.
Trailer

George Romero volta com tudo após o sucesso de A Noite dos Mortos Vivos, e com mais recursos, produz um filme genial.
Apesar da tradução completamente desconexa, já que Madrugada dos Mortos seria o nome mais cabível, que foi traduzido corretamente no remake de 2004 dirigido por Zack Snyder (um excelente filme ). Romero segue sua continuação mostrando o avanço dos zumbis em proporções maiores e as pessoas tentando sobreviver a ele.
Claro que por trás de um monte de zumbi, sangue e desgraça, os filmes de Romero sempre trazem criticas a sociedade da época, criticas pertinentes quanto a religião, desigualdade social, família e amizade, só não enxerga isso quem procura em suas obras só mais um filme de terror.
Quanto a maquiagem usada pelos zumbis no filme..... Bom o zumbi com característica apodrecida não é uma criação-invenção de Romero e sim de Lucio Fulci em seu grande clássico Zumbi II 1979 (Zumbie), Romero só vai caracterizar seus zumbis a maneira apodrecida em 1985 em Dia dos Mortos (Day of the Dead), porem, isso não tira o forte impacto do filme de Romero, mesmo porque, Fulci usou da fama dos filmes de Romero para lançar Zumbie como uma continuação (não autorizada) de Dawn of the Dead.
Resumindo Fulci tem suas grandes contribuições a história do terror, mas Romero é o grande homem dos zumbis sendo um dos maiores diretores de terror de todos os tempos, e Despertar dos Mortos na opinião de muitos é a sua melhor obra.
Se não tiveram a oportunidade de assistir, assistam!
Abraço a todos.

0 comentários:

Postar um comentário